certa altura de "Breakdowns",
você cita o artista Rodolphe Topffer, sobre a ideia de que cartunistas
"desenham mal, mas têm certo talento para escrita" ou "escrevem
de forma medíocre, mas têm belo estilo de desenho". Aqui no Brasil, é
comum cartunistas reclamarem da comparação de HQ com literatura. Como o sr. se
sente em relação a isso?
sem chaves e muitas portas
Ls que se perdem e dez corredores
mil ais e muitas dores
hai-kais axavasalores krenac
sem chaves e muitas portas
Ls que se perdem e dez corredores
mil ais e muitas dores
hai-kais axavasalores krenac
guaraná
saiouní
matshuô bashô
de la vie
ça va
end.
matshuô bashô
de la vie
ça va
end.
Faça o nó certo, marujo!
Cuidado com os cristais
reme, remem, remem,
nunca chegaremos lá
me emocionou quando se mesmo velho disse
“incrível [pausa dramática. O tempo nuca interessa ou tem valor preciso a se dispõe de boa parte dele. sempre que se é dono, escravo. Quando independe a hora contada pelos homens, o ser, o espécime, o individuo em esperado, a criatura, é separada das “ordens do tempo” perdida no tempo perdido, livre de agarras. Quando ela se desprende por acidente desse laço fundamental que a recolhe a sobrevivência, a sutil amalgama que lhe atrela ao corpo é a fome. Fome é também é mais um signo que recebeu éne significados. Fome só disso quando quero dizer o contrário. Some o caralho! Sede. Sede de tudo. Sê-de! Desalmadamente!
desmedidamente!@askanything.com
deslinkadamente@inthebacksideyrad.com
pinhacoladamente@mytorridwind.com
naredecomcozerarquel@mypeiceofmind.com
Indagar-se sobre os conceitos na obra de Mikhail Bakhtin é sempre um provocação, pois sabe-se que aí está tudo em movimento imutável e não há terreno sólido para as construções formais. Mesmo porque, se há alguma coisa que caracterize o seu pensamento, essa alguma coisa é uma adesão inconteste à filosofia do movimento.
Nada é, em sua obra, definitivo, nada está estabelecido permanentemente, tudo oscila com as alterações do quadro histórico, em que as ações humanas se desenrolam.
É um
terreno minado, pelas muitas doutrinas e filosofias que dele se ocuparam. O
diálogo de tantas vozes discordantes poderá surgir... O entendimento desse
fenômeno que é absolutamente um tanto central na vida social, como na nossa
existência pessoal, a língua. As palavras são signos muito importantes.
Talvez,
uma primeira aproximação possa ser feita pela comparação do seu pensamento com
o de Ferdinand de Saussure, fundador da linguística tradicional. Este, ao
aproximar-se do fenômeno da linguagem, assim se expressa:
Mas,
o que é a língua? Para nós ela não se confunde com a linguagem, ela é apenas
uma parte dela, essencial, é verdade. É, ao mesmo tempo, um produto social da
faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo
corpo social para possibilitar o exercício de tal faculdade pelos indivíduos.
Considerada em sua totalidade, a linguagem é multiforme e heteróclita;
cavalgando sobre diferentes domínios, ao mesmo tempo físico, fisiológico e
psíquico, ela pertence ainda ao domínio individual e ao domínio social; ela não
se deixa classificar em nenhuma categoria dos fatos humanos, e é por isso que
não sabemos como determinar sua unidade.
A
língua, ao contrário, é um todo em si mesmo e um princípio de classificação.
Uma vez que nos lhe atribuímos o primeiro lugar entre os fatos da linguagem,
introduzimos uma ordem natural num conjunto que não se presta a nenhuma outra
classificação.
O linguista
genebrino faz um movimento epistemológico, no mínimo curioso. Primeiro admite
que a linguagem seja diferente da língua, que ele define como o objeto
de estudo da linguística.
A língua é uma parte apenas da linguagem que ele admite ser muito mais ampla que a primeira. Logo, a linguística não tem como objeto de estudo a linguagem humana, mas uma parte dela.
A língua é uma parte apenas da linguagem que ele admite ser muito mais ampla que a primeira. Logo, a linguística não tem como objeto de estudo a linguagem humana, mas uma parte dela.
A andar
pelo caminho quase sem sonho perdido por estar livre.
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